LUTO: Newton Campos, morre aos 96 anos

Morreu na madrugada desta segunda-feira (14), aos 96 anos, em São Paulo, o grande jornalista Newton Campos, um dos maiores especialistas em boxe do Brasil.


Começou a sua carreira no boxe como jurado. Ocupou a maioria dos cargos da Federação Paulista de Pugilismo, até ser eleito presidente em 1969. Deixou o cargo uma única vez desde que foi eleito, por impedimento de uma antiga lei, que não permitia a renovação mais de uma vez. Seu mandato na FPB (Federação Paulista de Boxe) foi até o ano de 2005. Contudo, retomou a presidência da FPB no mesmo ano.

Em 1972 fundou a Federação Sul-Americana de Boxe Profissional (FESUBOX) e como conseqüência deixou o nosso país em ótima posição junto ao Conselho Mundial de Boxe. Em 1992 foi eleito Vice-Presidente Honorário Vitalício do Conselho Mundial de Boxe, em uma Convenção realizada na cidade mexicana de Cancun.

Newton Campos trabalhou no jornal A Gazeta Esportiva durante 38 anos como editor de boxe, onde realizou inúmeras reportagens dentro e fora do nosso país. Atou como comentarista de boxe em todas as emissoras de TV da cidade de São Paulo e algumas do Rio de Janeiro. Na Rede Bandeirantes de televisão comentou os mais importantes eventos nacionais e internacionais durante 13 anos. Atuou como jurado em lutas por títulos mundiais por 20 vezes, com participação essencial nos cinco Continentes.

Foi o criador dos campeonatos: Torneio Estímulo “Kid Jofre”, Torneio “Luvas de Ouro”, Torneio dos Campeões e foi de sua imaginação o título “Forja de Campeões”, quando na época, o referido certame levava o nome de “Campeonato Popular de Boxe Amador de A Gazeta Esportiva”.

Ocupou também por muito tempo a vice-presidência do Conselho Mundial de Boxe, órgão que ajudou a fundar e a presidência da Federação Paulista de Boxe.

Newton foi casado com dona Ingrid, com quem teve dois filhos, Marcel Campos e Carlos Campos, e uma neta, Júlia.

A FEBESP deseja nossas condolências e amor nesse momento. Sentimos muito pela perda. Desejamos paz, conforto, coragem e muito amor neste momento de tristeza.

Últimas notícias