Em uma campanha de encher os olhos, o futuro do Boxe do Brasil conquistou quatro medalhas de Ouro no Campeonato Continental de Boxe Juvenil, realizado nos Estados Unidos. Dos dez atletas brasileiros que representaram o Brasil, oito retornarão com medalhas. Conquistamos também quatro classificações para os Jogos Olímpicos da Juventude e nove para o Campeonato Mundial Juvenil.
A primeira medalha de Ouro veio dos punhos de Luiz Oliveira (52kg). O jovem atleta não se intimidou em ser o primeiro brasileiro a subir no ringue e encarar um atleta da casa. Sem se abalar com a torcida local, Luiz venceu o norte-americano Asa Stevens por 4:1.
A segunda medalha de Ouro foi conquistada por Laion Durães (56kg). Ele fez uma grande luta contra o argentino Mirco Cuello, não dando qualquer chance de reação. Com maturidade, dominou o combate e venceu por unanimidade: 5:0.
Kauê Bellini (69kg) garantiu a sua medalha de Ouro após uma luta difícil contra o excelente atleta mexicano Javier Francisco. Em uma luta parelha, o brasileiro levou a melhor vencendo por 4:0.
A quarta medalha dourada veio do empenho e completo domínio de Keno Machado (75kg) sobre o norte-americano Lorenzo Simpson. Apesar da pressão da torcida, Keno não deu chances para o atleta da casa e venceu por 5:0.
Rebecca Lima (60kg) representou o Boxe feminino do Brasil nas finais do Continental. Fez uma grande luta contra a argentina Victorio Saputo em uma das mais vibrantes finais da categoria feminina. Dessa vez, a atleta da Argentina levou a melhor vencendo por decisão dividida dos juízes, 3:2.
O Brasil conquistou excelentes quatro vagas os Jogos Olímpicos da Juventude, já que apenas os campeões do Continental garantiam vaga para este que é o mais importante evento juvenil do ano. Os Jogos serão realizados em Buenos Aires, Argentina, no mês de outubro.
Nossos garotos também conquistaram nove vagas para o Campeonato Mundial Juvenil, que ocorrerá na Hungria, em agosto. Os nossos oito classificados são os oito medalhistas e mais o atleta Pedro Conceição (60kg), já que para o Mundial se classificam os cinco melhores colocados de cada categoria. Pedro ficou na quinta posição.
Confira quem foram os nossos medalhistas:
Luiz Oliveira (52kg) – Ouro
Laion Durães (56kg) – Ouro
Kauê Bellini (69kg) – Ouro
Keno Machado (75kg) – Ouro
Rebeca Lima (60kg) – Prata
Gabrielly Vieira (57kg) – Bronze
Iury Régis (64kg) – Bronze
Rafael Bender (49kg) – Bronze
Mais uma prova de que o nosso Boxe continua trabalhando forte e na direção certa. Trata-se de um investimento sério nas categorias de Base já nos preparando para os Jogos Olímpicos de 2020. Esta é a manutenção do trabalho que garantirá que o Boxe do Brasil permaneça entre as grandes potências do Boxe Mundial.
Estiveram em Colorado Springs, nos Estados Unidos, 102 atletas dos seguintes países: Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, República Dominicana, Equador, Guatemala, Haiti, México, Panamá, Porto Rico, Estados Unidos e Venezuela.