CFB Fase II


cfboxe fase II (2)

Matéria CBBOXE:

FEBESP inaugura Centro de Formação de Boxe – Fase II

A FEBESP, Federação filiada à Confederação Brasileira de Boxe, e gestora do nosso Esporte em São Paulo, inaugura na cidade de São Vicente, no dia 5 de junho, a segunda fase do seu Centro de Formação de Boxe.

 

Esta entidade já vem desenvolvendo o presente projeto, desde o início da sua primeira fase, alcançando metas e atendendo com qualidade e eficiência os beneficiários. O projeto, de cunho social e esportivo, só acontece por meio de parceria entre esta FEBESP – Federação de Boxe do Estado de São Paulo, e a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, com recursos captados pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado, além de empresas patrocinadoras.
Historicamente, o Boxe tem nas camadas menos favorecidas da sociedade um público natural de praticantes, e caracterizar-se como esporte cuja prática desenvolve disciplina, equilíbrio, força, velocidade, raciocínio rápido e coordenação motora, dentre outras. Desta forma, a pratica do Boxe é tida como excelente oportunidade de melhoria de vida para os menos favorecidos financeiramente, em múltiplos aspectos de suas vidas.

“A iniciação esportiva e o desenvolvimento de talentos no longo prazo agrega valor social ao esporte, oferecendo ao jovem uma opção digna de atividade, afastando-o das ruas e da situação de riscos e da marginalidade. Ao possibilitar o jovem a exercer uma atividade física e desportiva, fomenta-se uma melhor noção de cidadania, aumenta o horizonte de possibilidades em sua vida, e ainda promove a saúde física e mental do indivíduo. E este é o maior intuito da FEBESP.” Afirma Cidinha Oliveira, presidenta da Federação de Boxe do Estado de SP.

A CBBoxe, mais uma vez, reconhece o trabalho desenvolvido pela entidade paulista, e confirma presença no evento considerado um exemplo a ser seguido. 31/05/2013

 

materia

CENTRO DE FORMAÇÃO DE BOXE-FASE II

Relatório circunstaciado

 O Projeto teve inicio no mês de maio/2013, onde as primeiras ações realizadas foram a divulgação, compra do material, contratação dos profissionais e abertura de inscrição.

O Projeto foi encerrado no mês de Abril/2014.

Abaixo apresento a avaliação técnica para mostrar todo o trabalho desenvolvido com os alunos no decorrer da realização deste projeto.

 AVALIAÇÃO TÉCNICA

A METODOLOGIA DE TRABALHO FOI CONSTRUÍDA DE FORMA DEMOCRÁTICA EM CONJUNTO COM O CORPO TÉCNICO – PROFESSORES E COORDENADOR, REALIZAMOS UMA REUNIÃO ONDE FOI DESENVOLVIDA OS PRIMEIROS PASSOS DESSA LONGA JORNADA DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO “CENTRO DE FORMAÇÃO DE BOXE – FASE 2”, SEGUINDO COMO BASE OS OBJETIVOS E METAS PROPOSTOS, BEM SALIENTADOS NO CORPO DO PROJETO “A DESCOBERTA DE NOVOS TALENTOS E A INSERÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA PRÁTICA ESPORTIVA”.

PRIMEIRO PASSO: CAPTAÇÃO DOS ATLETAS (PUBLICO ALVO 13 A 19 ANOS)

REALIZAMOS UMA PESQUISA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS, AO REDOR DO LOCAL ONDE ESTÁ SITUADO O PROJETO, COM APOIO DA SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER DE SÃO VICENTE E DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO VICENTE. TIVEMOS TODO RESPALDO PARA A APRESENTAÇÃO DO PROJETO JUNTO AS ESCOLAS, ATRAVÉS DAS MÍDIAS (PANFLETOS E BANNERS) E PALESTRAS JUNTO AOS ALUNOS. PODEMOS CONSIDERAR NOSSA TAREFA CONCLUÍDA COM EXITO, POIS DESPERTAMOS UM GRANDE INTERESSE NOS JOVENS ATLETAS, FUNDAMENTAL PARA O INÍCIO DOS TREINAMENTOS FORMATIVOS DA MODALIDADE BOXE.

panfleto

PANFLETOS ANEXADO JUNTO À SECRETARIA DA ESCOLA

 

PALESTRAS NA SALA DE AULA SEGUNDO PASSO: DESCRIÇÃO DO TREINAMENTO ASSIM COMO ESTÁ DESCRITO NO CORPO DO PROJETO O TREINAMENTO DE BOXE ESTÁ DISTRIBUIDO EM 03 DIAS DA SEMANA, 12 HORAS SEMANAIS E 48 HORAS MÊS. O CONJUNTO TÉCNICO FORMADO PELOS PROFESSORES ACIMA CITADOS ELABOROU OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO TREINAMENTO.

PALESTRAS NA SALA DE AULA

 

SEGUNDO PASSO: DESCRIÇÃO DO TREINAMENTO

ASSIM COMO ESTÁ DESCRITO NO CORPO DO PROJETO O TREINAMENTO DE BOXE ESTÁ DISTRIBUÍDO EM 03 DIAS DA SEMANA, 12 HORAS SEMANAIS E 48 HORAS MÊS. O CONJUNTO TÉCNICO FORMADO PELOS PROFESSORES ACIMA CITADOS ELABOROU OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO TREINAMENTO.

 

aquecimento

TERCEIRO PASSO: COMPETIÇÕES ESPORTIVAS

REALIZAMOS UMA REUNIÃO COM TODOS OS MEMBROS: GESTOR (FEDERAÇÃO DE BOXE DO ESTADO DE SÃO PAULO FEBESP) E TÉCNICO (COODERNADOR E PROFESSORES) PARTICIPANTES DO PROJETO, ONDE FICOU BEM DEFINIDO TODO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS JOVENS ATLETAS DESDE A INSERÇÃO (CAPTAÇÃO DOS ATLETAS) DEFINIDA COMO PRIMEIRO PASSO, FORMAÇÃO GLOBAL DOS ATLETAS (TÉCNICO, MENTE E FÍSICO) DEFINIDO COMO SEGUNDO PASSO E APÓS O CICLO DE TRÊS MESES DE TREINAMENTO (MAIO, JUNHO E JULHO). A COMPETIÇÃO ESPORTIVA, OU SEJA, A FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO MAIS PRECISA QUE ENCONTRAMOS NO MEIO ESPORTIVO PARA DAR O DIRECIONAMENTO CERTO DO TRABALHO JUNTO AOS NOSSOS ATLETAS, AJUSTANDO E APRIMORANDO A FORMAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DO RENDIMENTO ESPORTIVO DESEJADO. APÓS DAR INÍCIO AOS TREINAMENTOS FÍSICOS E TÉCNICOS O PROJETO DEU OPORTUNIDADE DE PARTICIPAMOS DO 6º CAMPEONATO BRASILEIRO DE BOXE CADETE MASCULINO, COM GAROTOS COM IDADES DE 15 A 16 ANOS – CAMPEONATO OCORREU DIA 26 DE SETEMBRO A 06 OUTUBRO/2013 E TIVEMOS A HONRA DE PARTICIPAR COM 1 ATLETA CHAMADO DANIEL QUE APÓS VÁRIAS SELETIVAS FOI CONVOCADO PELA FEDERAÇÃO DE BOXE DO ESTADO DE SÃO PAULO A REPRESENTAR NÃO SÓ O PROJETO CENTRO DE FORMAÇÃO DE BOXE FASE 2 COMO A SELEÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

 

br

6º CAMPEONATO BRASILEIRO DE BOXE CADETE MASCULINO (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BOXE) – SERGIPE DE 26 DE SETEMBRO A 6 DE OUTUBRO DE 2013

atleta

RESULTADO 3 CATEGORIA +81 KILOS (CAMPEONATO BRASILEIRO)

 

ANÁLISE GERAL

APÓS A COMPETIÇÃO ESPORTIVA, ONDE AS GRANDES EQUIPES DE BOXE ABERTO DO BRASIL  PARTICIPARAM DO CAMPEONATO BRASILEIRO E TODOS FESTIVAIS QUE PARTICIPAMOS. REUNIMOS TODOS OS MEMBROS DA EQUIPE TÉCNICA (COORDENADOR E PROFESSORES) PARTICIPANTES DO PROJETO PARA AVALIAR TODO O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ATLETAS E PODEMOS CONCLUIR: QUE EXECUTAMOS COM SUCESSO TODOS OS OBJETIVOS E METAS PROPOSTAS PARA O MESMO, COMEÇANDO A OBTER GRANDES FRUTOS EM RELAÇÃO AO RENDIMENTO ESPORTIVO, TENDO 1 ATLETA CONVOCADO PELA

SELEÇÃO PAULISTA PARA REPRESENTAR O NOSSO ESTADO, CONSEGUINDO UM GRANDE RESULTADO DE 3 COLOCADO E INDO MAIS ALÉM TENDO COM O PREMIO BOLSA ATLETA FEDERAL, POSSIBILITANDO SER REMUNERADO DURANTE 1 ANO PARA TREINAMENTOS E PARTICIPAÇÕES EM CAMPEONATOS PELO O BRASIL. COM ESSE GRANDE RESULTADO O ATLETA INSPIRA TODOS OS COLEGAS DE TREINOS A SEGUIR EM FRENTE COM MUITA DETERMINAÇÃO PARA UM NOVO CICLO DE FORMAÇÃO ESPORTIVA, COM NÍVEL ALTO DE QUALIDADE. COM O SUCESSO DOS NOSSOS JOVENS ATLETAS NOS FESTIVAIS DE BOXE OLÍMPICO E CAMPEONATOS,  GERAMOS GRANDES EXPECTATIVAS NA EQUIPE E NA COMUNIDADE AO REDOR DO PROJETO INICIAMOS UM NOVO PROCESSO DE TREINAMENTO ESPORTIVO (DESENVOLVIMENTO DOS GESTOS TÉCNICOS E CAPACIDADES FÍSICAS ESPECÍFICAS DO DESPORTO) JUNTO AOS NOVOS INGRESSANTES, FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DO DESPORTO BEM COMO O DESENVOLVIMENTO DE VALORES BEM INTRODUZIDOS PELA PRÁTICA ESPORTIVA, POSSIBILITANDO A OPORTUNIDADE DO CRESCIMENTO E FORMAÇÃO INTEGRAL DO CIDADÃO BRASILEIRO.

 

aulas

AGRADECEMOS A TODOS OS PATROCINADORES E EQUIPE TÉCNICA PELO O SUCESSO DO PROJETO CENTRO DE FORMAÇÃO DE BOXE – FASE II.